top of page

Investir em eficiência energética pode ajudar empresas a superar a crise


Investir em eficiência energética pode ajudar empresas a superar a crise

Mas afinal, o que é eficiência energética? Eficiência energética é produzir mais ou a mesma coisa tendo um gasto de energia menor.

Mesmo com a retomada gradativa da economia, os empresários sofrem para se recuperar do prejuízo causado pela pandemia da Covid- 19. Por isso é preciso pensar em estratégias para se recolocar num mercado que ainda inspira cuidados. A redução dos gastos tem sido uma das primeiras medidas adotadas para reestruturar as empresas nessa volta, e é preciso buscar alternativas. A economia no setor elétrico pode ser uma importante aposta, além de trazer inúmeros benefícios com atitudes simples, como o investimento na eficiência energética.


A associação Brasileira da Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) dá um exemplo de eficiência energética na iluminação dos ambientes. Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminamento que uma lâmpada incandescente de 60 W. Ou seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia. De acordo com a Abesco a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor portanto locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente. A Associação destaca que a atualização dos equipamentos pode gerar uma economia de até 50% no valor final.


"O principal benefício de se investir, é que as empresas conseguem reduzir de forma significativa os custos com energia elétrica no final do mês. Trazem ainda maior competitividade para a empresa dentro do seu ramo de atuação, podendo baratear o seu processo produtivo e alcançar melhores preços do seu produto dentro do mercado."

Algumas vantagens de investir em eficiência energética:

  • a redução de custos.

  • aumento de competitividade.

  • modernização, maior eficiência no processo produtivo.

  • maior controle e conhecimento do processo, e das variáveis de produção.

  • tempo de retorno do investimento sempre atrativo, em geral inferior a um ano.

Para as empresas que querem começar a investir em eficiência a primeira coisa a fazer é um diagnóstico energético.


O próprio sistema elétrico nacional em si é ineficiente – mais de 30% da energia elétrica gerada não chega ao consumo, já que há muitas perdas na transmissão.

Assim, a eficiência energética não interessa apenas às empresas e a seus resultados, mas a toda a sociedade brasileira. Não à toa se encontram com facilidade chamadas públicas de eficiência energética, com linhas de financiamento e incentivo a projetos de eficiência energética para empresas, como forma de estimular essa mudança de mentalidade nas organizações.


Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, os setores da indústria e do comércio estão entre aqueles com maior potencial de redução no consumo. Em cada segmento, as estratégias podem variar bastante, mas trazem, a todos eles, impactos positivos relevantes, já que a energia elétrica é um custo cada vez mais pesado para os diversos setores da economia.


A eficiência energética já é realidade no Brasil, e você vai deixar sua indústria de fora desta tendência sustentável?


Atuamos de maneira integrada na implantação de sistemas de eficiência energética em empresas de diversos setores. Entre em contato com a ACLumini e saiba como podemos te ajudar.



Comments


bottom of page